Recolha passiva de água
É bem debatida a questão da escassez de recursos de água no planeta. Na formação que frequentei recentemente em permacultura, o formador disse algo que me fez pensar: Não há mais falta de água que no passado. Há é fenómenos de muita precipitação e temporadas prolongadas sem água. Logo o problema reside na nossa capacidade de reter água... que devia ser toda repensada.
Se pesquisarem sobre permacultura verão que esta faz recurso a formas passivas de recolha de águas das chuvas. Pesquisem swales. Pesquisem recolha de chuva passiva.
Os swales são formas de recolha de água em terrenos com inclinação mínima de 5 %. Essa água é conduzida por valas a charcas... e não só! E usadas para regar hortas e plantas. Nos bosques não é necessário regar, sabiam? Apenas de inicio até uma planta que plantamos pegar... porque se nascer por ela mesma nem precisa que reguemos!
Os bosques são locais frescos e frondosos.
Mas qualquer pessoa pode realizar uma recolha passiva de água.! Mesmo a viver em apartamento!
Pode colocar baldes nas varandas ou nas biqueiras, por exemplo.
Pode colocar um depósito ao pé da banheira para recolher a água fria que desperdiçamos no duche, outro exemplo.
Pode usar a água de lavagem de legumes para regar, outro exemplo.
Antes de comprar recipientes para recolha de água da chuva, para a rega na horta e jardim, avalie os que tem em casa. Foi o que fiz este fim de semana com o regresso da chuva...
Um balde antigo de detergente pode ser usado para recolha de água das biqueiras. E até tem tampa!
Dois contentores de lixo que não utilizamos mais podem ser usados ma recolha, também...
E até alguidares podem ser utilizados nessa recolha!
Sim, eu sei que o jardim não está belo... mas o tempo é curto e o inverno impacta imenso o mundo natural... e não só!
Este ano tem sido forte em frio e chuva... esperemos que Março nos traga tempo melhor e com ele mais atividades ao ar livre.