Plantar cebolas, aipo e cenouras sem semente
Olá 👋!
Continuando com as minhas experimentações, hoje venho apresentar um processo de plantar cenoura, aipo e cebola a partir do próprio legume. Uma forma mais barata e com alguns segredos 🤐!
Primeiro, para poder colocar em prática esta experiência, necessitei de comprar um vaso mais fundo de uns 15 litros. Mas pode aproveitar baldes velhos, latas de pinturas, e até sacos velhos das compras, mas... não se esqueça de os furar por debaixo para escoarem a água 💧 das regas!
No caso das cebolas tome em atenção de cortar do lado da raiz. Logo, escolha uma com mais raízes. Não importa se grande ou pequena. Depois coloca em água para ajudar as raízes a soltarem-se.
A seguir é só plantar. Evite regar por cima da cebola. Regue em volta.
Agora é aguardar que se formem duas ou mais cebolas!
Com o aipo o procedimento é semelhante ao anterior. Corta a rama do aipo e consome. Coloca a cabeça num vaso e com cuidado vai regando em redor. No meio do aipo vai nascer rama. E vá retirando aos poucos. Nunca mais vai necessitar de comprar aipo!
No caso da cenoura o procedimento é diferente e o resultado idem!
Corta uma cenoura do lado da rama. Coloca num recipiente com um pouco De água. Não precisa cobrir totalmente. Vai começar a nascer rama. Quando a rama estiver grandinha. Planta na terra. Nunca nascerá cenoura 🥕 mas quando a rama ganhar flor. Recolha a flor seca e com sementes e volte a plantar! Aqui peguei uma cenoura biológica. Não de supermercado 🛒. Mas pode experimentar com uma dessas de supermercado!
Depois virei mostrar o follow up🤭 .
Atenção que estas experiências estou a fazer de inverno e com mais humidade e vivo numa zona ventosa e com temperaturas mais baixas em Portugal. Acredito que se obtenham outros resultados noutros climas...
Existem muitos processos de cultivo em vaso e em terra, mas todos requerem paciência, gosto e atenção . No meu caso além da água apenas uso fertilizantes naturais de 15 em 15 dias e apenas em plantas já nascidas e estruturadas. Nas outras só água 💧 e ir retirando folhas velhas.
Começo a pensar que no mundo desenvolvido só passa fome quem não tem conhecimento ou vontade de fazer algo...